Modelo de Auditoria

O ICScoring  é uma ferramenta interativa que deve ser usada por gestores com uma visão global dos negócios da empresa.

Os resultados do ICScoring refletem a qualidade da informação facultada pelas respostas, pelo que os resultados só podem ser considerados relevantes se as respostas ao instrumento apresentado (questionário) forem verdadeiras.

O ICScoring propõe uma análise de cada componente da gestão do Capital Intelectual – Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Relacional – organizados em cinco grupos de informação, denominados Capital Individual, Capital de Equipa, Capital de Processos, Capital de Clientes, Redes, e Novas Tecnologias.

O Capital Individual, Capital de Equipa e Capital de Processos têm diretamente a ver com a envolvente interna da empresa e que são determinantes para o seu bom desempenho. O Capital de Clientes tem a ver com a forma como a empresa se relaciona com a sua envolvente externa.

O Capital Individual e Capital de Equipa representam variáveis que se enquadram no Capital Humano. O Capital de Processos representa as variáveis que se enquadram no Capital Estrutural.  O Capital de Clientes corresponde ao Capital Relacional.

As Redes, bem como as Novas Tecnologias são elementos estruturantes que permitem a articulação entre os quatro quadrantes, fomentam a circulação da informação, facilitam as relações entre as pessoas e o acesso a informação atualizada acerca dos resultados da investigação (interna e/ou externa) relevantes para a organização. Podem ser vistos como catalisadores ou intensificadores dos processos de acesso ao conhecimento, inovação e adaptação da organização ao ambiente externo. Estes indicadores permitem também monitorizar o trabalho da empresa em termos de adaptação à transformação digital.

Em cada um destes grupos de informação, existe um conjunto de indicadores que monitorizam o trabalho que a empresa está a fazer para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.