Capital de Processos

O capital de processos faz parte do capital estrutural de uma empresa. Este capital constitui o conhecimento que não é dos indivíduos, mas que está embutido da organização, por exemplo nos seus processos, nas suas práticas e nos seus manuais de procedimentos.

É neste capital que podemos observar os procedimentos que dizem respeito à capacidade de a empresa atrair, gerir e reter pessoas talentosas que fazem a diferença nos desempenhos organizacionais. Entre estes procedimentos, encontramos o recrutamento e seleção, desenvolvimento de carreiras, os sistemas de recompensas, a motivação, as tarefas desafiadoras, a organização interna, entre outras.

O capital de processos também determina a forma como a informação está organizada e é transformada em conhecimento para ser gerido.

É o capital de processos que determina a forma como a empresa se está a posicionar para responder aos desafios da transformação digital e da sustentabilidade.

Estes processos são agilizados pela existência de trabalho em rede e de sistemas e tecnologias de informação e comunicação.